PROJETOS e ATIVIDADES - 2011

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3. BULLYNG - PEÇA TEATRAL - ENSINO MÉDIO - Profª MARIA MARLI
(as fotos serão publicadas na próxima semana)
2. ENERGIA ALTERNATIVA COM LIMÃO - QUÍMICA - ENSINO MÉDIO - Prof. JONATAN









Objetivo:
Ilustrar a produção de corrente elétrica por meio de reações químicas espontâneas. Estas reações químicas resultam na condução de íons livres através de um meio iônico. Isto pode ser chamado de produção de corrente por condução iônica e é a base de todas as pilhas conhecidas. A pilha que se mostra neste experimento é uma pilha semelhante a do tipo Daniel. Neste experimento um limão fará o papel de meio iônico (ácido, neste caso).
Contexto:
Corrente elétrica é o movimento ordenado de cargas negativas/positivas em direção ao polo positivo/negativo. Dentre vários meios de produção de corrente elétrica podemos citar alguns, como: produção por indução eletromagnética (usado em usinas hidroelétricas), produção por reações químicas (usado nas pilhas e baterias), produção por descarga de capacitores (como as descargas de um raio) entre outras.
Idéia do Experimento:
O experimento consiste em usar um limão como fonte de energia para uma lampada de led. Esta bateria é constituída de dois eletrodos inseridos num limão, um de zinco e outro de cobre. O limão fará o papel de uma solução que geralmente é algum produto iônico, pois seu caráter iônico possibilita que íons livres se movimentem em seu interior. Neste caso particular, o meio será ácido, devido à grande concentração de ácido cítrico do limão. A este tipo de solução se dá o nome de solução condutora. A solução condutora é constituída de íons positivos e negativos. No caso do limão, dentre esses íons há uma grande concentração de íons H+.
Os átomos de cobre são neutros. Os elétrons migram para a placa de cobre a fim de reduzir os íons positivos na superfície do eletrodo, que na sua maioria são íons H+. A redução de 2 íons H+, dá origem a uma molécula H2 de gás hidrogênio.
A passagem de elétrons no sentido da placa de zinco para a placa de cobre é chamada corrente elétrica. A intensidade desta corrente elétrica vai depender exclusivamente da quantidade de íons do limão e da área superficial das placas. Quanto maior a área da placa de zinco dentro do limão, mais íons de zinco se formarão e e seus elétrons migrarão para o limão. Na placa de cobre, quanto maior a área de superfície, mais íons H+ poderão receber elétrons.
É importante que os elétrons cheguem aos íons H+, pois senão eles se concentram na placa de cobre. Isto criaria uma repulsão em relação aos elétrons que estão  vindo da placa de zinco, cessando assim a corrente.
Tabela do Material:
Item
Observações
Limão
O limão deve ser grande com bastante líquido interior e o mais ácido possível. Neste experimento foi usado o limão do tipo Taiti
Plaqueta de cobre
Moeda de cinco centavos (4 moedas)
Clips
Clips
Fio de cobre para conexão
O fio é do tipo comum, desde que seja fino para facilitar a conexão com a lâmpada
 
 

Montagem:
O fio deve ter suas pontas  desencapadas ou raspadas para poder fazer as conexões.
Corte o limão transversalmente ao seu comprimento a mais ou menos 1/4 do seu comprimento a partir de uma das extremidades. A medida de 1/4 é aproximada.
Encoste ou conecte as pontas dos fios que saem das placas nos polos positivo e negativo . Nesta parte da montagem é preciso testar a relação das polaridades, pois na maioria das vezes, não informam qual é o polo positivo ou o negativo. De qualquer forma, pode-se inverter a ordem dos contatos, caso a primeira tentativa falhe. Por outro lado, sabe-se a polaridade das placas: da placa de zinco, saem os elétrons, então ela é o polo negativo da pilha de limão e deve ser conectada no polo positivo do relógio.
1. CRIAÇÃO DE MOSAICO – ARTE -  ENSINO MÉDIO - Profª LILIANE




Mosaico ou arte musiva, é um embutido de pequenas peças (tesselas) de pedra ou de outros materiais (vidro, mármore, cerâmica ou conchas), formando determinado desenho. O objetivo do mosaico é preencher algum tipo de plano, como pisos e paredes.
É uma arte milenar que teve início no século V antes de Cristo e foi largamente difundido por todo o Oriente Médio. Na Grécia Antiga iniciou seu prestígio e em seguida em Roma, Itália, onde esta arte pronunciou-se expressivamente. Existe uma outra corrente de informações que afirma encontrar pilastras revestidas de argila colorida  e fixada em masssa na Mesopotâmia, antes de Cristo.
            O mosaico no Brasil foi muito utilizado por Cândido Portinari, Di Cavalcanti e Tomie Ohtake em diversas de suas obras. Hoje, muito utilizado na construção civil, em decorações de piscinas, painéis, paredes, quadros e fachadas de prédios.
            Na educação, é utilizada como atividade pedagógica fundamentada na arte educação que valoriza a construção do conhecimento com uma intencionalidade, uma temática (objeto de pesquisa e estudo) que desencadeia um conjunto de idéias que se articulam a partir da necessidade, interesse e dúvidas apresentadas pelos alunos.
            Objetivo principal da aplicação do mosaico em sala de aula para o ensino médio:
- Levar o aluno a desenvolver a motricidade fina, estética, combinação de cores e            disposição de materiais dentro de um campo espacial
- Aguçar a inteligência lógica quando do uso da quadriculação e espaçamento.
- Utilizar a cooperação  para a realização do trabalho em grupo e a obrigatoriedade da conclusão de cada parte individualmente para se conseguir um todo
- Produzir um efeito visual como um desenho ou imagem, se valendo da imaginação e criatividade para composição do trabalho.                                                 Profª Liliane