sábado, 30 de abril de 2011

12. O VIOLÃO DE SETE CORDAS DA DAMA DO LOTAÇÃO

Durante um grande congestionamento do trânsito em São Paulo, dois passageiros de um ônibus mantiveram uma incomum conversa, a seguir contada.
Rapaz: Onde a senhora nasceu?
Senhora: Nasci onde hoje é o município de Trabiju, que antes era distrito do município de Boa Esperança do Sul, no centro do Estado de São Paulo.
Rapaz: Quantos filhos a senhora tem?
Senhora: Menos de uma dezena. Tenho tantos filhos quanto indica  a diferença entre o número de letras da cidade onde nasci e o número de letras do nome do meu flho que nasceu por último. Todos são do sexo masculino. Lindos, lindíssimos.
Rapaz: Como eles se chamam?
Senhora: Todos tem nome bíblico, do velho ou do novo testamento. O último a nascer chama-se José.
Rapaz: Qual é a idade deles?
Senhora: É fácil. O número de pés de uma galinha da angola multiplicado pela quantidade de patas de um boi branco da raça Nelore é igual ao resultado da multiplicação dos números inteiros que indicam as idades dos meus filhos.
Rapaz: Ei, “tá” de brincadeira comigo? Dê  uma dica.
Senhora: Preste atenção no número escrito no enorme portão de metal da maravilhosa e fantástica mansão que você vê lá na frente. Ele é igual ao número que obtenho quando junto as idades dos meus filhos numa conta de mais.
Rapaz: Entendi, mas resta uma dúvida. Fale um pouco mais.
Senhora: Pois não. Estou aqui de passagem, pois atualmente eu moro em Mato Grosso do Sul, no município de Sete Quedas. Entretanto, o aniversário de um dos meus filhos sempre é comemorado no município de Santa Rita do Passa Quatro, na Rua Quatro, número quarenta e quatro, que é onde fica a casa do meu primo que não sabe a tabuada do sete e nem a do quatro.
Rapaz:  Está brincando comigo. Dê uma dica boa, a última.
Senhora: Então lá vai: - Eu tenho um violão de sete cordas, mas eu não sei tocar. O Paulo sabe. Paulo é o meu filho que é bem mais velho que os demais. Ele tem um professor particular e já participou de quatro recitais. Seu repertório é composto pelas sete mais belas músicas do rei Roberto Carlos e pelas dez mais belas músicas do eterno Raul Seixas.
Rapaz: Agora sim. Agora eu sei. Valeu.
Com base no texto acima, responda:
 a) Quantos filhos essa senhora tem?
b) Qual era o número escrito no portão da mansão?
c) Qual é a idade do José?
d) Qual é a idade do Paulo?


Para reflexão: He who opens a school door, closes a prison. (Victor Hugo)

[Aquele que abre a porta de uma escola fecha uma prisão]

Nenhum comentário: