sábado, 30 de abril de 2011

13. TÁTICA DE CAMPEÕES

Silvio e Nilson, dois esportistas amadores, discutiam sobre qual deles era o mais inteligente no planejamento de tática de corrida.
Estavam debaixo de uma das traves de gol de um campo de futebol varzeano.
Como não havia acordo, decidiram testar suas táticas na prática. O teste consistia em ver qual deles primeiro chegaria na "marca de pênalti" do lado oposto ao que estavam.
Decidiram que os dois teriam momentos de correr e de andar, nessa ordem, e estabeleceram qual seria, para ambos, a velocidade ao correr e ao andar.
Para ter certeza sobre o acordo, Silvio assim falou para Nilson, que com ele concordou: “A minha velocidade ao andar será igual à sua velocidade quando você também andar e a minha velocidade ao correr também será igual à sua velocidade ao correr”.
Somente depois de estarem assim de acordo é que Silvio explicou a sua tática: “Já sei qual é a distância daqui até lá. Vou em linha reta. Eu vou correr até a metade desse trajeto, depois eu ando até chegar na marca de pênalti. Depois eu paro, sento no gramado e fico esperando você chegar pra me dar os parabéns”.
Nilson sorriu e explicou a sua tática: “Já sei quanto tempo vou demorar pra chegar até lá. Também irei em linha reta. Vou correr durante metade do tempo que vou demorar pra chegar na marca do pênalti; depois eu vou andando. E, depois... Acho que não vou te esperar não. Quando você chegar na marca de penalti eu já vou estar na minha casa, tomando uma ducha”.
Sendo certo que ambos respeitaram as regras e as táticas que combinaram, pergunta-se:
a) Houve empate? Se não houve empate, quem ganhou?
b) O resultado seria o mesmo se ao invés de se começar correndo, começassem andando até a primeira metade da opção da tática de cada deles e só após começassem a correr?
c) E quem ganharia se o Silvio começasse correndo na primeira metade e o Nilson começasse andando?
d) E se fosse ao contrário, ou seja, se o Silvio começasse andando e o Nilson começasse correndo?

Para saber o que é "marca de penalti", localizada no centro da meia-lua, em frente à baliza de um campo de futebol, clique aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%AAnalti
Fonte da ilustração: http://www.imagensdahora.com.br/clipart/cliparts_path/4281/atleta_correndo_02/


Para reflexão: The roots of education are bitter, but the fruit is sweet. (Aristóteles)

[As raízes da educação são amargas, mas os frutos são doces]

Nenhum comentário: